Apresentação

Inovação e Tecnologia: eis duas palavras fundamentais no contexto atual, momento no qual os olhos da humanidade se voltam para questões cruciais como os desafios que perpassam a sustentabilidade de um futuro no planeta.

Evidentemente, o ambiente acadêmico não se encontra isolado dessa tensão pela qual passa a humanidade, ao contrário, a instituição de ensino é palco central dessas discussões, visto ser nela onde se operam processos fundamentais para a formação ética e intelectual dos indivíduos.


De acordo com as novas exigências do ensino brasileiro, a ciência deve ser enxergada como linguagem para facilitar a leitura do mundo natural e, nesse contexto, pede-se aos professores que demonstrem o sentido efetivo que pode haver no estudo de ciências para os jovens, e isso não de qualquer forma, mas de modo contextualizado, retirando o aluno da mera condição de observador e envolvendo-o no estudo participativo tanto a nível pessoal, como social e cultural.

Nesse sentido, as atividades de pesquisa surgem como uma das mais importantes ferramentas capazes de estreitar os laços entre o saber acadêmico e os problemas que estão postos na nossa sociedade, daí a importância de investigar e divulgar os produtos advindos dessas atividades.

Todas essas reflexões foram basilares para criarmos em 2012 o I EITEC e mantermos a proposta e consolidarmos o EITEC como um espaço onde se fomenta a interdisciplinaridade e a divulgação entre as atividades de pesquisa ligadas aos diversos cursos desenvolvidos no IFPI Campus Picos (Física, Química, Administração, Informática e Eletrotécnica), entendendo o ensino como elemento primordial desse processo e estendendo essa proposta aos diversos cursos ofertados pelas instituições públicas de nossa região.

No interesse de manter uma perspectiva de futuro, o IFPI Campus Picos se propõe a ser uma instituição de prestação de serviços educacionais de excelência, diligente no cumprimento de seu compromisso e respeito à valorização do ser humano, atuando de forma socialmente responsável e fomentando o desenvolvimento do estado do Piauí. Acreditamos que a consolidação desse evento incentivará a produção científica e colaborará para que a cidade de Picos e região se tornem um importante polo de desenvolvimento científico e tecnológico no Piauí.

Picos – PI possui imenso potencial para dar suporte a um empreendimento deste nível, pois além do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, que conta com os cursos superiores de Licenciatura e cursos Técnicos, possui três grandes instituições de nível superior (Universidade Federal do Piauí, Universidade Estadual do Piauí e Instituto de Educação Superior Raimundo Sá). Afora isso, a cidade conta com uma estrutura viária e hoteleira capaz de atender bem ao público estimado para o evento.

Diante do exposto é que propomos o V EITEC que discutirá as inovações na ciência e tecnologia do país.